sexta-feira, maio 29

Mais Carmen Miranda

Ainda nas comemorações do centenário de Carmen Miranda, aproveitem para se programar: em junho, nos dias 9, 16, 23 e 30 estarei no CCBB (sp) num tributo à Carmen. Será belíssimo, com grandes músicos e os dois grandes pesquisadores de música brasileira: Sergio Cabral e Ruy Castro. Abaixo a programação completa.

Em comemoração ao centenário de Carmen Miranda, ícone e referência da música brasileira em todo o mundo, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta Alô... Alô?: 100 Anos de Carmen Miranda, uma série de quatro diferentes shows dedicados à memória da cantora.

Com direção artística e musical de Luís Filipe de Lima, a série apresenta as variadas faces do repertório de Carmen (os primeiros anos de carreira, a projeção nacional, a presença em Hollywood e na Broadway, os sucessos mais marcantes), com a participação de especialistas na trajetória artística da intérprete, que falarão sobre sua vida e carreira entre blocos de canções.

Na primeira e última semanas, os shows serão apresentados pelo escritor Ruy Castro, o principal biógrafo da artista. Já os shows da segunda e terceira semanas terão a participação do jornalista e pesquisador Sérgio Cabral.

Cada apresentação contará com a participação de uma dupla de jovens talentos da música popular brasileira contemporânea. Abaixo a programação completa:

Dia 9 de junho - A Pequena Notável, com Roberta Sá e Pedro Luís. Músicos: Luís Filipe de Lima (violão e direção artística), Milton de Mori (cavaquinho), Roberta Valente (percussão), Paulino Dias (percussão) e Eduardo Neves (sopros).



Dia 16 de junho - O Que é Que a Baiana Tem?, com Rita Ribeiro e Eduardo Dussek. Músicos: Luís Filipe de Lima (violão e direção artística), Henrique Cazes (cavaquinho), Roberta Valente (percussão), Paulino Dias (percussão) e João Poleto (sopros).

Dia 23 de junho - Disso é Que eu Gosto, com Verônica Ferriani e Pedro Miranda. Músicos: Luís Filipe de Lima (violão e direção artística), Milton de Mori (cavaquinho), Roberta Valente (percussão), Paulino Dias (percussão) e Eduardo Neves (sopros).

Dia 30 de junho - Brazilian Bombshell, com Beatriz Faria e Marcos Sacramento. Músicos: Luís Filipe de Lima (violão e direção artística), Milton de Mori (cavaquinho), Roberta Valente (percussão), Paulino Dias (percussão) e Eduardo Neves (sopros).

De 9 a 30 de junho. Terças-feiras, às 13h e 19h30. Teatro do CCBB: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro. Tel.: (11) 3113-3651. Entrada: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia entrada para estudantes, professores da rede pública, clientes do Banco do Brasil, funcionários da Nossa Caixa e maiores de 60 anos). Bilheteria: Terça a domingo, das 10h às 20h | Tel: (11) 3113-3649.

É bom observar que o teatro é muito pequeno, quem quiser ir recomendo comprar o ingresso com antecedência. Abaixo uma música que gosto muito... depois vou publicar outras letras aqui.

Anoiteceu
Ary Barroso (1935)

Anoiteceu!
Nenhuma estrela apareceu
Noite escura no céu e no meu coração
Aumentando a dor de cruel paixão
Por que você não diz nem sim nem não

A incerteza me devora, amor
E eu não posso mais viver assim
No entanto uma palavra qualquer que ela fosse
Daria ao meu sofrimento um fim

Meu destino entreguei a Deus, a Deus
Já que fui tão infeliz no amor
Meu consolo é que você algum dia terá
Também de se lastimar de dor.

quarta-feira, maio 27

Vamos nos deliciar no Buttina?

sexta-feira, maio 15

Show beneficente dia 22/5 no MuBe



Estou organizando para a próxima sexta-feira, dia 22 de maio, um show beneficente para o NuPas. O Grupo Chorando as Pitangas vai recepcionar os queridos e maravilhosos músicos que vão participar, como vocês podem ver abaixo. Vamos?

Gabrielle Mirabassi em São Paulo

Fiéis leitores, o grande, brilhante, maravilhoso, genial, talentosíssimo e queridérrimo clarinetista italiano Gabrielle Mirabassi está aqui. Ele veio pra lançar seu CD com o pianista André Mehmari, no Sesc Pompéia. Não percam, sábado e domingo (16 e 17/5/09), respectivamente às 21 e 18 h. Foto de Lucila Guimarães

Imperdível! Rara oportunidade de ouvir este que é um dos maiores clarinetistas contemporâneos.

quarta-feira, maio 13

Divulgações ou divagações

Momento auto-promoção! Quero registrar aqui alguns sites e blogues que falam sobre a minha pessoa. Um deles é o Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia Instrumental, trabalho MA-RA-VI-LHO-SO da grande pesquisadora Maria Luiza Kfouri, também responsável por um dos melhores sites de música, o Discos do Brasil. Pois bem, lá tem o verbete Roberta Valente. Que delícia virar verbete :-)

Recentemente fui entrevistada pelo Lean Rodrigues, que tem uma revista musical digital chamada Dectatoma. Esse site é muito interessante e tem outras entrevistas muito legais como a da D. Inah e a do Filó Machado, só pra citar os brasileiros. Está em espanhol.

Também ando pela Rússia, como vocês podem ver no blog da Anna Smirnova. Pena que não entendo nadica...

Outro blog especialíssimo é o do grande compositor e amigo adorado Douglas Germano, o Um de Janeiro. Tem ali grandes figuras do mundo do samba paulista.

Bom, tenho a impressão de que estou esquecendo de algumas páginas legais, se eu lembrar volto depois. Por fim quero divulgar o último grande show do grupo Ó do Borogodó e aproveitar pra divulgar um DIVINO conteúdo na internet: os shows que acontecem no Sesc Paulista no projeto instrumental, às terças. Estão lá, na íntegra. Fizemos há três semanas. É só entrar no site do Sesc e embaixo, à esquerda, entrar no Sites - Instrumental Sesc Brasil. Lembrando que dá pra assistir ao vivo todas as terças e ainda participar do chat com os músicos do dia.

Ah, sim, e vamos aparecer também no Sr. Brasil da próxima semana, provavelmente, ao lado da cantora Wanderléa.

terça-feira, maio 12

O Amor nos Tempos do Cólera

"(...) Sabia havia algum tempo que estava predestinado a fazer feliz uma viúva, e a ser feito feliz por ela, e isso não o preocupava. Pelo contrário: estava preparado. De tanto conhecê-las em suas incursões de caçador solitário, Florentino Ariza acabaria por saber que o mundo estava cheio de viúvas felizes. Ele as vira enlouquecer de dor diante do cadáver do marido, suplicando que as enterrassem vivas dentro do mesmo caixão para não enfrentar sem ele os azares do futuro, mas à medida que se reconciliavam com a realidade do seu novo estado ele as vira surgir das cinzas com uma vitalidade reverdecida. Começavam vivendo feito parasitas de sombra nos casarões desertos, viravam confidentes das criadas, amantes dos próprios travesseiros, sem nada que fazer depois de tantos anos de cativeiro estéril. Desperdiçavam as horas de sobra cosendo na roupa do morto os botões que nunca tinham tido tempo de pregar, passavam e tornavam a passar a ferro suas camisas de punhos e colarinhos de goma para que estivessem sempre perfeitos. Continuavam botando seu sabonete no banheiro, a colcha com suas iniciais na cama, o prato e os talheres em seu lugar na mesa, caso voltassem da morte sem avisar, como costumavam fazer em vida. Mas naquelas missas de solidão iam tomando consciência de que eram outra vez donas de seu arbítrio, depois de terem renunciado não só ao seu nome de família como à própria identidade, e tudo isso em troca de uma segurança que não foi mais do que mais uma de suas tantas ilusões de noivas. Só elas sabiam como pesava o homem que amavam com loucura, e que talvez as amasse, mas que tinham tido que continuar a criar até o último suspiro, dando-lhes de mamar, mudando-lhes as fraldas borradas, distraindo-o com historinhas de mãe para lhe aliviar o terror de sair de manhã e dar de cara com a realidade. E no entanto, quando o viam sair de casa instigado por elas próprias a enfrentar o mundo, então eram elas que ficavam com o terror de que o homem não voltasse nunca. Isso era a vida. O amor, caso houvesse, era uma coisa à parte: outra vida."
(Gabriel García Márquez, p. 250)

sexta-feira, maio 1

Discos novos e nem tão novos assim

* Clube do Choro de Curitiba (2007) -
D-e-l-i-c-i-o-s-o CD! Não sei como eu demorei tanto pra conhecer esse belo trabalho da nata do choro em Curitiba: Sergio Albach (composições e clarinete), João Egashira (violão e composições), Julião Boêmio (cavaquinho e composições - ele está pra lançar seu CD autoral), Daniel Migliavacca (bandolim e composições - também está pra lançar seu CD, no qual eu tive a honra de participar), Fabiano Silveira, o Tiziu (violão de 7 cordas e composições), Gabriel Schwartz (pandeiro, percussão, flauta, flautim, sax e composições), André Prodóssimo (violão e composições), Denis Mariano (pandeiro, bateria, percussão e composições), Cristina Loureiro (piano, pandeiro, ganzá, composições). O CD é muito bom, as músicas são dos compositores citados acima, tem uma engraçadíssima locução do Sergio Albach, desenhos maravilhosos do Fabiano Silveira, o Tiziu, enfim, adorei. obrigada ao Gabriel Schwartz que me deu esse disco.

* Faz tempo que quero falar do CD Dois Bicudos, dos ma-ra-vi-lho-sos Pedro Paulo Malta e Alfredo Del-Penho. Disco lindíssimo, impecável, lançado em 2004 pelo selo Quelé. Pois bem, o disco só tem feras: Maurício Carrilho, Luciana Rabello, Celsinho e Jorginho Silva, Wilson das Neves, Gordinho, Rui Alvim, etc. No repertório sambas de compositores como Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Noel Rosa, Cartola, etc. E também de compositores comtemporâneos como Paulo César Pinheiro, Maurício Carrilho, Pedro Amorim, etc. Recomendadíssimo!

Foi uma Pedra que Rolou
(Pedro Caetano)

Levava jurando ter grande afeição por mim
E vais embora me deixando triste assim
Isto é cruel, meu Deus do céu
Isto é demais, isto é pecado
E não se deixa um homem assim abandonado

Eu que era crente, louco pelo teu amor
Estou desiludido
Destruíste o castelo
Tão bonito que eu havia construído
Tens um coração de ferro
Falsidade igual à tua ainda não vi
Vou viver eternamente
Maldizendo o dia em que te conheci

Foi uma pedra que rolou
Da ribanceira da desilusão
E redundou na causa mortis
Infelizmente do meu pobre coração
Eu que já pensava ter um pedacinho
Pequenino de felicidade
Vi tudo desmoronado
E destruído pela tua falsidade.
____________________________________
Samba-choro clássico gravado originalmente em 1940 por Joel e Gaúcho. Outras gravações conhecidas: Ciro Monteiro e Dilermando Pinheiro, Moreira da Silva, Pedro Caetano, Silvio Caldas, Cristina, Teresa Cristina e Pedro Miranda, etc. A letra desta música muda em algumas gravações.


Conselho de Amigo

(Geraldo Pereira e Aluísio Dias)

Chega de tristeza, coração
Não te lamentes
Nem chores a separação
Se a vida é cheia de encantos
Coração, não derrames teus prantos
Canta, quem canta seus males espanta

Chorando o teu sofrimento é profundo
Canta para esquecer os males do mundo
Coração, ouve o conselho de um amigo
Que na alegria e na dor está sempre contigo.
___________________________________________
Samba lindíssimo de um dos meus compositores prediletos que permanecia inédito.

Juraci
(Geraldo Pereira e Paulo Gesta)

Parece que eu estava adivinhando
Ô, Juraci
Que hoje você vinha por aqui
Você não morre tão cedo
Eu digo isso porque
Agora mesmo eu falava em você

Agora mesmo eu tentava saber
O seu endereço pra ver
O que acontecia com você, amor
Não suma de mim assim
Que é maldade
Não faça essa ruindade
Eu peço a você por favor.
_________________________________
Gravado originalmente por Geraldo Pereira em 1954.

Falso Rebolado
(Jorge Costa e Venâncio)

O seu rebolado é falsificado
Ritmo que é bom você também não tem
Dá paralisia toda vez que vai ao samba
Fica de perna bamba e não convence ninguém
Eu presenciei você fazer um teste
Neste mesmo teste você não aprovou
Foi uma desilusão
Fez a cara do papai cair no chão

É um pecado mortal
Você dizer que saiu de porta-bandeira
Em quatro escolas de samba
Favela, Portela, Império e Mangueira
Os moradores do morro
O seu caso têm comentado
Até já lhe puseram o apelido
De Sebastiana do Falso Rebolado.
_____________________________________
Gravado originalmente em 1957 por Germano Mathias.

Tudo que você Diz
(Noel Rosa)

Tudo que você diz
Com a maior lealdade
É mentira
É usar de falsidade
Fale a verdade

Toda gente fingida
Paga o mal que fez nesta vida
Por encher de ilusão
Um pobre coração

Pode crer que a mentira
O sossego sempre nos tira
Fale sempre a verdade
Mesmo sem ter vontade.
________________________________
Gravado originalmente por Mário Reis e Francisco Alves em 1933. Gravado também por Cristina e Henrique Cazes.


Receita médica
(Francisco Malfitano e Eratóstenes Frazão)

Morena, eu vou morar no seu coração
(E vou deixar minha pensão)
Estou passando mal da minha paixão
(Ando sofrendo do pulmão)
E o doutor me receitou, não sei por quê
(Morena, agora...)
De hora em hora
Uma moreninha como você

A minha vida é uma tristeza imensa
(Ando sentindo diferença)
E o meu café parece azeite de dendê
(E é amargo como o quê!)
Ai, meu Deus
Eu não sei se isto é doença
Ou se houve alguma desavença
Ou se é a falta amargurada
Que eu sinto de você
(Oh, de você! Ingrata como o quê!)
_______________________________________
Gravada originalmente por Wilson Batista e Erasmo Silva, a dupla Verde-Amarela, em 1937.

* Já falei mil vezes aqui que amo a música paraense... pois bem! Um dos maiores percussionistas do Pará é o Mapyo, que conheci aqui em São Paulo há alguns anos num show que ele fez ao lado do maravilhoso Nilson Chaves. Mapyo é uma fera nos tambores, toca lindamente... e tem dois cds, com diversas participações especiais, como da cantora Karina Ninni, do Nilson Chaves, do Vital Lima, do Pardal, do Jacinto Kahwage (com quem tive a oportunidade de me apresentar este mês no Festival Instrumental de Guarulhos, grande pianista e compositor), etc.

* Beba Zanettini - ganhei o CD Beba Música, do compositor Beba Zanettini. Tem músicas bem bonitas e várias participações especiais, dentre elas de duas cantoras que eu amo: Vânia Bastos e Ilana Volcov, que arrasam.

* Waterbikes - Maritaca Quintet - da gravadora Maritaca: traz os excelentes músicos Léa Freire, Teco Cardoso, Afonso Correa, Fernando de Marco e Thomas Clausen. No repertório, composições da Lea, do Thomas Clausen e duas do Tom (uma em parceria com Vinícius e outra em parceria com Chico Buarque). Lindão!

* Maogani - Impressão de Choro - Novo CD do sublime quarteto de violões Maogani. Com um repertório divinamente escolhido e interpretado - destaque para as músicas do Sergio Assad, Sinceridade, e pra Relâmpago, um choro do Garoto de 1945.

* O Alumioso - CD do compositor e luthier cearense Francisco Ferreira de Freitas Filho, o Di Freitas, lançado pelo Selo Sesc em fevereiro agora. Há sete Di Freitas anos desenvolve, em Juazeiro do Norte (CE), trabalho de experimentação musical com materiais alternativos, pesquisa iniciada com alunos da APAE. Um trabalho muito bonito que traz grandes músicos como o pianista Lincoln Antônio, a cantora Juliana Amaral e o percussionista Ari Colares, dentre outros.

* Outro CD que adoro é o Prazer da Espera, do baixista e compositor Rogério Botter Maio. Músicas lindas e feras como Proveta, Vitor Lopes, Ná Ozzetti, Caíto Marcondes, Teco Cardoso, Edu Ribeiro, etc.

Bom, em breve volto com mais discões. Não desistam do meu blog, fiéis leitores! :-)