quinta-feira, abril 20

Solidão

Triste
(Tom Jobim)

Triste é viver na solidão
Na dor cruel de uma paixão
Triste é saber que ninguém
Pode viver de ilusão
Que nunca vai ser, nunca vai dar
O sonhador tem que acordar
Tua beleza é um avião
Demais prum pobre coração
Que pára pra te ver passar
Só pra me maltratar
Triste é viver na solidão.
_____________________________
Gravada por Tom Jobim (em inglês, na versão abaixo e em português), Dominguinhos, Sergio Mendes, Luiz Carlos Vinhas, Manfredo Fest, Moacyr Peixoto, Emílio Santiago, Sarah Vaughan (em inglês), Elis Regina, Paulinho Nogueira, Elis Regina e Tom Jobim, Joyce, João Gilberto, Wanda Sá, Leny Andrade, Baden Powell, etc.

Sad

Sad is to live in solitude
Far from your tranquil altitude
Sad is to know that
No one ever can live on a dream
That never will be, will never be
Dreamer awake, wake up and see

Your beauty is an aeroplane
So high, my heart can't bear the strain
A heart that stops when you pass by
Only to cause me pain
Sad is to live in solitude.

Dança da Solidão
(Paulinho da Viola)

Solidão é lava que cobre tudo
Amargura em minha boca
Sorri seus dentes de chumbo
Solidão palavra cavada no coração
Resignado e mudo
No compasso da desilusão

Desilusão, desilusão
Danço eu, dança você
Na dança da solidão

Camélia ficou viúva
Joana se apaixonou
Maria tentou a morte
Por causa do seu amor
Meu pai sempre me dizia
Meu filho, tome cuidado
Quando eu penso no futuro
Não esqueço o meu passado

Quando vem a madrugada
Meu pensamento vagueia
Corro os dedos na viola
Contemplando a lua cheia
Apesar de tudo existe
Uma fonte de água pura
Quem beber daquela água
Não terá mais amargura.
______________________________
Samba gravado originalmente por Paulinho no LP A dança da solidão, de 1972. Outras lindas gravações: Beth Carvalho e Marisa Monte. Paulinho também gravou no seu disco com Toquinho.

Solidão
(Alceu Valença)

A solidão é fera
A solidão devora
É amiga das horas
Prima-irmã do tempo
E faz nossos relógios
Caminharem lentos
Causando um descompasso
No meu coração
A solidão dos astros
A solidão da lua
A solidão da noite
A solidão da rua.
_____________________________
Eu costumava cantar e tocar (no violão) diariamente essa música, nos idos anos 87, 88.

Bloco da Solidão
(Evaldo Gouveia e Jair Amorim)

Angústia, solidão
Um triste adeus em cada mão
Lá vai meu bloco, vai
Só desse jeito é que ele sai
Na frente sigo eu
Levo o estandarte de um amor
O amor que se perdeu no carnaval
Lá vai meu bloco
E lá vou eu também
Mais uma vez sem ter ninguém
No sábado e domingo
Segunda e terça-feira
E quarta-feira vem
O ano inteiro é sempre assim
Por isso quando eu passar
Batam palmas pra mim

Aplaudam quem sorri
Trazendo lágrimas no olhar
Merece uma homenagem
Quem tem forças pra cantar
Tão grande é minha dor
Pede passagem quando sai
Comigo só
Lá vai meu bloco, vai.
_______________________________________
Gravada por Jair Rodrigues, Altemar Dutra, Evaldo Gouveia, Orquestra de Pereira dos Santos e Coro de JOAB, Os Caretas, Cacique de Ramos e Salgueiro, etc.

Solidão
(Tom Jobim/Alcides Fernandes)

Sofro calado
Na solidão
Guardo comigo
A memória do teu vulto
Em vão
Eu fui tão bom pra você
E o resultado
Desilusão
O dia passa
A noite vem
A solução desse caso
Cansei de buscar
Eu vou rezar
Pra você me querer
Outra vez
Como um dia me quis
Quando a saudade aperta
Não se acanhe comigo
Pode me procurar.
______________________________________
Gravada por Nora Ney, Dick Farney, Caetano Veloso, etc.

O tema é inesgotável, mas estou com muito sono...