sábado, abril 8

Trilha sonora da semana - o retorno II

São tantos os discos que não consigo comentar aqui como gostaria, detalhadamente.

* Sergio Augusto - Tudo que Arde, Cura, Lua Music: CD de bossa nova, o Sergio Augusto tem uma voz bonita, o repertório foi muito bem escolhido (bom, eu amo bossa nova), gostei muito:

01.Amazonas (João Donato/Lysias Enio)
02.Balansamba (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli)
03.Quando o Amor Chegar (Dino Galvão Bueno/Sergio Augusto)
04.Tudo que arde, cura (Natan Marques/Ana terra)
05.Como é que Vai Ser (Sergio Augusto/Sérgio Lima)
06.Língua do Pê (Sergio Augusto)
07.Linda (Sergio Augusto/Sergio Lima)
08.Deixa pra Lá/Barquinho Diferente (Sergio Augusto/Lula Freire - Sergio Augusto)
09.Deu no que deu (Sergio Augusto/Thomas Roth)
10. Sai Dessa (Natan Marques/Ana Terra)
11.Saudade fez um samba (Carlos Lyra/Ronaldo Bôscoli)
12.Ela é Carioca/Paulistana (Tom Jobim/SergioAugusto - Sergio Lima)
13.Nostalgia da Bossa (Durval Ferreira/Regina Wernek)
14.Não há nada como aqui (Sergio Augusto/Sergio Lima)
15.São Salvador (Durval Ferreira/Sergio Augusto)

Saudade Fez um Samba
(Carlos Lyra/Ronaldo Bôscoli)

Deixa que meu samba
Sabe tudo sem você
Não acredito que meu samba
Só dependa de você
A dor é minha, em mim doeu
A culpa é sua, o samba é meu
Então não vamos mais brigar
Saudade fez um samba em seu lugar.
_______________________________________________
* Luciana Souza - Brazilian Duos, da Biscoito Fino, também bem bonito este disco, com os violonistas Romero Lubambo, Marco Pereira e Walter Santos. Destaque para a gravação de Doce de Coco e estas daqui:

Suas Mãos
(Antônio Maria e João Pernambuco)

As suas mãos, onde estão?
Onde está o seu carinho?
Onde está você?

Se eu pudesse buscar
Se eu soubesse aonde está
Seu amor, você

Um dia há de chegar
Quando, ainda não sei
Você vai procurar
Onde eu estiver
Sem amor, sem você.

Viver de Amor
(Toninho Horta/Ronaldo Bastos)

Quem quis me ferir, ficou assim
Não aprendeu perdoar
Morrer de amor até o fim
Não brinque de esconder

Não fica bem
Você mentir depois de jurar
Desperdiçar o tempo de tentar morder
E provar do amor e não largar
Pra tentar conhecer

Quem olha pra mim, me vê feliz
Não sabe o que é duvidar
Viver de amor até o fim
Não quero mais chorar

Sem perceber
Jogar a vida inteira no ar
Saber de cor
Viver do jeito que se quer
E morrer de amor e não ligar
Pra tentar esquecer.

O Bolo
(Walter Santos/Tereza Souza)

Ai, esse jeito seu
Dizer que não, dizendo talvez
Ai, como eu esperei
Pensei sim, quando ouvi talvez
Ai, era tarde azul
O céu agora escureceu
Viu como eu esperei
Nunca mais acredito em talvez.
_______________________________________________
* Lúcio Alves - Balançamba, da Elenco - todo dedicado à dupla Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli

Rio

Rio que mora no mar
Sorrio pro meu Rio que tem no seu mar
Lindas flores que nascem morenas
Em jardins de sol
Rio serras de veludo
Sorrio pro meu Rio que sorri de tudo
Que é dourado quase todo o dia
E alegre como a luz

Rio é mar
Eterno se fazer amar
O meu Rio é lua
Amiga branca e nua

É sol, é sal, é sul
São mãos se descobrindo em tanto azul
Por isso é que o meu Rio da mulher beleza
Acaba num instante com qualquer tristeza
Meu Rio que não dorme porque não se cansa
Meu Rio que balança
Sou Rio, sorrio, Sou Rio, sorrio.
_______________________________________________
* Ademilde Fonseca, do programa Ensaio

Não sei se comentei aqui, mas tive o prazer de acompanhar a Rainha do Chorinho, a cantora Ademilde Fonseca e sua filha na Rua do Choro no mês passado. Então ouvi muitos cds dela. O mais importante é, sem dúvida, o do programa Ensaio. A gravação da Ademilde que eu mais gosto é este choro:

Pedacinhos do céu
(Waldir Azevedo e Miguel Lima, 1947)

Sei que me amas com grande fervor
há em teus lábios mil frases de amor
entretanto, eu preciso ouvir a voz da razão
para saber se direi sim ou não

És para mim um formoso troféu
vejo em ti pedacinhos do céu
porém preciso refletir mais um pouquinho
para não desiludir ao meu dorido coração
que ainda sente a emoção de uma ingratidão

Afinal, com ardor, com fervor e muito apreço eu agradeço
a beleza, a nobreza e a grandeza do troféu
julgo-me feliz pois sempre quis
e tudo fiz para exaltar um grande amor
e incluir neste chorinho, entre beijos e carinhos,
pedacinhos lá do céu.
______________
Composição predileta de Waldir Azevedo, foi dedicada às suas filhas.

E vamos homenagear Ademilde que, com seus 85 anos, está arrasando nos palcos pelo Brasil afora, com um astral e uma disposição invejáveis.

Títulos de Nobreza (Ademilde no Choro)
(João Bosco & Aldir Blanc)

Tira a poeira das reminiscências
Simplicidade e lamento, jamais
Pérolas, língua de preto, cadência
Mágoas, cristal, pedacinho do céu
Murmurando, ingênuo, migalhas de amor
Saxofone, me diz por que choras
Ai carinhoso e brejeiro, o chorinho Odeon
Nas noites cariocas

Naquele tempo, chorei, vou vivendo
Nosso romance, ainda me recordo
Flor amorosa, apanhei-te, assanhado
Numa seresta de sapato novo
Eu vascaíno, um a zero
Entre mil vibrações, Ademilde no choro.
_______________________________________________
* O próximo CD é instrumental: Sete Fontes, do guitarrista e compositor Eduardo Letti. O disco é lindo, traz 6 composições do Eduardo, uma de Aldo Landi e uma do Michel Leme. Participam do trabalho várias feras da música instrumental brasileira: Sandro Haick, Thiago do Espírito Santo, Alex Buck, Michel Leme, Euclides Marques e Osvaldinho do Acordeon. Claro, lógico, evidente: é um trabalho independente. Afinal, as gravadoras não gostam de música com qualidade. E as que gostam, não tem condições de lançar tantos discos como gostariam. Se tiverem oportunidade, não deixem de comprar.
____________________________________________
Paro por aqui hoje triste por não dar tempo de escrever mais. Tenho que trabalhar...
Não só de ouvir música vive o ser humano: de tocar também! ;-)

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá, muito obrigado pelos comentários sobre meu trabalho. Muito som para todos sempre.
Um abraço,
Eduardo Letti

abril 26, 2006 10:32 PM  

Postar um comentário

<< Home