quinta-feira, fevereiro 9

Trilha sonora da semana - a missão!

Elis Regina, ela, que eu amo tanto! Num ato insano, domingo comprei uns dez cds de uma vez. Foi um alívio diminuir dez lps do meu acervo. Como pesam, os lps. Mas tenho que confessar que fico triste toda vez que me desvencilho de um. Afinal, sou das antigas ;-)
O CD que estou ouvindo agora, Samba - Eu Canto Assim (Philips, 1965), traz pérolas como estas, que me tocam profundamente:

Reza
(Edu Lobo e Ruy Guerra)

Por amor andei já
Tanto chão e mar
Senhor, já nem sei

Se o amor não é mais
Bastante pra vencer
Eu já sei o que vou fazer
Meu Senhor, uma oração
Vou cantar para ver se vai valer

Laia, ladaia, sabatana, Ave-Maria
Laia, ladaia, sabatana, Ave-Maria
Ó meu santo defensor
Traga o meu amor

Laia, ladaia, sabatana, Ave-Maria
Laia, ladaia, sabatana, Ave-Maria
Se é fraca a oração
Mil vezes cantarei!
Laia, ladaia, sabatana, Ave-Maria
Laia, ladaia...
____________________________________________________________
Foi gravada também por Manfredo Fest Trio, Flora Purim, Elis e Jair Rodrigues, Pery Ribeiro e Leny Andrade, Edu Lobo, Bossatrês, Quarteto em Cy, André Penazzi, Tamba Trio, Elis Regina e Miele, Sérgio Mendes, Tavito, Be Happy, dentre outros.

Preciso Aprender a Ser Só

(Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle)

Ah, se eu te pudesse fazer entender
Sem teu amor eu não posso viver
E sem nós dois o que resta sou eu
Eu assim tão só
E eu preciso aprender a ser só
Poder dormir sem sentir teu calor
E ver que foi só um sonho e passou

Ah, o amor
Quando é demais ao findar leva a paz
Me entreguei sem pensar
Que a saudade existe e se vem
É tão triste, vê
Meus olhos choram a falta dos teus
Esses teus olhos que foram tão meus
Por Deus entenda que assim eu não vivo
Eu morro pensando no nosso amor.
____________________________________________________________________
Grande sucesso da MPB, muito regravado: Agostinho dos Santos, Sylvia Telles, Marcos Valle, Maria Bethânia, Cláudia, Paulinho Nogueira, Yvette, Dóris Monteiro e Miltinho, Luiz Eça, Miltinho, Tom Jobim, Pery Ribeiro/Leny Andrade/Bossa Três, Os Cariocas, Elizeth Cardoso, Wilson Miranda, Trovadores Urbanos, Watusi, Sarah Vaughan, Claudete Soares e Dick Farney, Maysa, Nouvelle Cuisine, Paulo Gracindo, Tim Maia, Moacyr Silva, Rio 65 Trio, Cauby Peixoto, dentre outros.

João Valentão
(Dorival Caymmi)

João Valentão é brigão
Pra dar bofetão
Não presta atenção e nem pensa na vida
A todos João intimida
Faz coisas que até Deus duvida
Mas tem seu momento na vida
É quando o sol vai quebrando
Lá pro fim do mundo pra noite chegar
É quando se ouve mais forte
O ronco das ondas na beira do mar
É quando o cansaço da lida da vida
Obriga João se sentar
É quando a morena se encolhe
Se chega pro lado querendo agradar
Se a noite é de lua
A vontade é contar mentira
É se espreguiçar
Deitar na areia da praia
Que acaba onde a vista não pode alcançar
E assim adormece esse homem
Que nunca precisa dormir pra sonhar
Porque não há sonho mais lindo
Do que sua terra, não há.
___________________________________________________________________
Dorival Caymmi fala por si só. Trocentas regravações: Família Caymmi, Ary Barroso, Silvio Caldas, Ângela Maria, Dorival Caymmi, Pery Ribeiro, Franciso José, Maria Creuza, Nana Caymmi e Wagner Tiso, Maria Thereza, Osny Silva, etc.

Último Canto
(Francis Hime e Ruy Guerra)

Vou acender uma vela
Vou só cantar o meu canto
E vou cantar da maneira
A mais singela

E só depois
Vou te esquecer
E só depois
Vou te esquecer

Vou acender uma vela
Vou só chorar o meu pranto
E vou chorar da maneira
A mais singela

E só depois
Quero esquecer

Quando um amor acaba em pranto
É o mesmo que alguém morrer
Vou acender esta vela
Que é por mim e é por ela.
_______________________________________________________________________
Sublime. Também foi gravada por Agostinho dos Santos e Francis Hime.

Eu queria continuar, mas minha tendinite hoje está enlouquecida...

3 Comments:

Blogger Szegeri said...

Rô, posso saber o que você faz com os discos de que se desfaz??? Olha que a Casa Vermelha é grande... A lata de lixo tá à inteira disposição! Beijoca.

fevereiro 14, 2006 12:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu amor, levei todos pro ó: dei alguns pro Leo, uns pro Ale garçom, outros pro Ale clarinete... dei todos. Vou passar a consultá-lo antes.
beijos ;-)

fevereiro 14, 2006 4:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que maravilha de disco! Vc sabe que andei cismada com uma faixa do primeiro LP da Elis, de 62, que peguei a escutar no Radio Uol: Virgem de Macareña - nos créditos estão B.B. Munterde/Calero/A.Bourget. Devem ser espanhóis porque a música é metade dessas marchas de arena de toureiro (não sei como se chama esse tipo de música)e metade mambo. Ui! Um dia cozinhei uma paella ouvindo. E ficou dez! :-)

Mina

março 03, 2006 5:26 PM  

Postar um comentário

<< Home