domingo, abril 18

Uruguay (a missão), Charleston, NY, discos e mais...

Poucos mas fiéis leitores:

Desapareci! Realmente. Minha vida mudou de rumo e não tenho mais tempo de me dedicar a duas das coisas que eu mais gosto: a pesquisa musical e meu blog. Pois então virei aqui vez por outra pra dar um alô até esta fase passar e eu ter mais tempo. Mas essa falta de tempo não é exatamente uma coisa ruim, pelo contrário. Estive pela segunda vez no Uruguay, desta vez fiquei alguns dias em Montevidéo, depois conheci uma cidade maravilhosa chamada Colônia del Sacramento, linda, linda e linda, como vcs podem ver nas fotos abaixo, e depois fui pra Mercedes rever meus queridos amigos do Festival Jazz a La Calle. Eu realmente amo o Uruguay.
Montevidéo
Com os queridíssimos Pepe e Diego no show de Los Mareados em Montevidéo


Colonia Del Sacramento, fundada em 1680 (lembra Paraty), razão de sangrentas lutas entre Portugal e Espanha






















Porta da Cidadela, pedras originais

Vista do Paseo de San Miguel

A lindíssima Calle (rua) de Los Suspiros, que conserva intactas as características originais da fundação. Há três versões para esse poético nome: que era uma rua onde moravam mulheres fáceis. A outra versão é de que por ali passavam os réus condenados à morte antes de serem fuzilados junto ao rio. A terceira teoria diz que devido à posição da rua (perpendicular ao rio e em declive) ao soprar o vento do sudoeste os uivos pareciam suspiros:





Praça Mor

Museu Português

Casa de Lavalleja
Convento de San Francisco Xavier: os seus restos conformam o testemunho mais antigo da história uruguaia. Foi construído entre 1683 e 1704.

Bastião de Santa Rita

Museu Municipal
Mercedes, com meus amigos queridos Gisa, Alejandro e Sabrina
Na divina Freddo, onde tomei o melhor sorvete do mundo (claro, engordei 3 kg)

A maravilhosa e doce chef Sabrina



Ella
Calle de Las Flores


Com minha querida amiga Chili (no dia de seu casamento)

Sabrina, Alejandro, Lucia, eu, Melina e Chili
Diego, Roberta e Alejandro
Roberta, Gisa e Alejandro
Alejandro, Lucia, Diego, Melina e Roberta ps. Murga

Textos retirados do livro La Colonia del Sacramento, de Alejandra Carro Ale.

Na sequência fui pra Charleston, na Carolina do Sul, participar do Spoleto Festival, ao lado dos grandes Proveta, André Mehmari, Danilo Brito e Alessandro Penezzi. Fotos em breve. Fizemos um show incrível e uma ótima viagem. Depois disso fui a New York visitar minha amiga Paulinha, dentre outras pessoas queridas. E agora, de volta, estou aqui me preparando pra próxima viagem, que será em setembro, desta vez pra um lugar muito mais longe do que todos que já fui: Austrália!

E enquanto setembro não chega vou escrever aqui rapidamente sobre alguns discos que tocam aqui em casa sem parar:

* Yamandu Costa e Valter Silva - lançamento, fresquinho. Dois bambas, duas gerações se encontrando, muito legal.
* Lachrimae - disco do excepcional pianista André Mehmari, que traz algumas de suas belas composições e clássicos como Pra Dizer Adeus, do Edu Lobo e do Torquato Neto. Bonito demais.
* Gafieira SP - novíssimo também. Nem está nas lojas ainda. Com ilustrações lindas do grande Sérgio Fabris, o disco está incrível. Vejam que timaço:

Verônica Ferriani - voz
Cahê Rolfsen - voz, violão e cavaco
Conrado Goys - guitarra
Marcio Roldan - piano
Daniel Amorim - contrabaixo acustico
Thiago Rabello(Big) - bateria
Anderson Quevedo - sax
Jaziel - trombone
Paulinho Viveiro - trompete
Paulinho Timor - percussão geral
Bruno Prado - percussão geral
Direção Musical - Cahê Rolfsen e Conrado Goys
Produzido por Pedro Altman

* Língua Brasileira - Bonito disco do clarinetista André Parisi, traz vários choros de sua autoria e tem a direção do grande violonista Ruy Weber.

* Antigamente era Assim - CD do jovem e ótimo violonista Rafael Schimidt, de Bragança Paulista. O disco traz várias músicas do próprio Rafael, além de Dilermando Reis, Douglas Lora, Paulinho Nogueira, Paco de Lucia, Aldalto Santos e José Domingues e vários convidados como Alessandro Penezzi, Roberta Valente (eu!), Douglas Lora, Luizinho 7 Cordas, Zé Barbeiro, Alexandre Lora, dentre vários outros.

* Projeto B - A viagem de Villa Lobos - outro disco muito legal lançado pelo Selo Sesc. Vejam todos os detalhes e ouçam aqui.

* Mexi no baú e estou ouvindo o DIVINO Silvio Caldas, o Caboclinho Querido, o Titio... Mas um disco especial que eu não ouvia há muitos anos: Isto aqui é São Paulo (lançado pela RGE na década de 60 e relançado em 68 pela Premier). Músicas de Lauro Miller na voz de Silvio Caldas. Onze sambas onde dez bairros de SP são homenageados: Ipiranga (a mais lin...da, acho), Aclimação, Jardim América, Barra Funda, Casa Verde, Brás, Freguesia do Ó, Penha, Vila Prudente, Lapa (também linda). E por último São Paulo Antigo, um clássico. Achei um site onde é possível baixar o disco: http://www.baudelongplaying.com/wordpress/?cat=232

O encarte do CD é péssimo: duas folhinhas e não tem o nome de músico nenhum, sequer o nome da orquestra. Esse é o único defeito, pq é um discaço! Tem um violão com cordas de aço ali que eu queria muito saber quem está tocando... Alguém sabe?

Eu não ouvia esse disco há uns quinze anos, desde quando eu e o pesquisador e violonista e cantor Roberto Lapiccirella fizemos um show só com músicas de SP (e incluímos desse disco Ipiranga e SP antigo).

* Ouvi muito também uma coletânea do Simonal. Duas que eu amo:

Garota Moderna
(Evaldo Gouveia/Jair Amorim)

Tão bonita que ela é
Cabelos lisos como eu nunca vi
Camisa esporte sobre a calça lee
Um ar esnobe de quem nada quer
Lá vai ela e pensa que é mulher

Cigarrinho aceso em sua mão
Toca moderninho um violão
Diz que o amor é coisa que não quer
Lá vai ela e pensa que é mulher.
_________________________________
Espetáculo de samba. Também foi gravado por Walter Wanderley, Jongo Trio, Miltinho, Nanai e Seu Conjunto, Garoto e Sexteto, Banzo Trio, etc.

O Apito no Samba


Se você, num samba de gente bem
Não vai encontrar ninguém
Apitando um apito no samba
É porque o samba que vai nascer
Só vai mesmo acontecer
Quando houver um apito no samba

Venha ver isquindô-isquindô no terreiro
Pra saber o que é isquindô verdadeiro

E então, você me dará razão
Chegando a esta conclusão
Que é preciso um apito no samba

Que bonito é
Um tamborim a batucar
Que bonito é
Um corpo de mulher sambar
Suas saias vão correndo pelo chão
Seus pés que dão
O ritmo que nasce, cresce, vibra
Viva o apito no samba!
_________________________________________
Samba de Luiz Bandeira (autor de outro clássico da música brasileira: Na Cadência do Samba) e Luiz Antônio. Foi muito gravado: Trio Irakitan (vejam aqui, Dionysio de Oliveira e seu Quinteto, Radamés Gnattali e Sexteto, Waldir Azevedo, Chiquinho e Sua Orquestra, Luiz Bonfá e Fafá Lemos, Carlinhos de Jesus, Orquestra e coro, Moacir Silva, Norberto Baldauf e seu Conjunto, Sexteto Prestige, Alexandre Gnattali, Marlene, Nilze Carvalho, Turquinho e sua Orquestra, Sambistas da Guanabara, Galo e seu Conjunto, Luiz Arruda Paes, seu Coro e sua Orquestra, Orquestra Pan American - Os Cariocas, Waldir Calmon e seu Conjunto, Oscar Castro Neves, Vânia Bastos, Copinha, etc.

Até breve. Prometo voltar logo!