quinta-feira, abril 26

Dia Nacional do Choro e outras cositas mas!

Dia 23 de abril, aniversário de Pixinguinha (e do meu amado Geraldo Pereira e meu grande amigo e clarinetista Stanley). Dia Nacional do Choro. Fizemos uma roda linda no Ó do Borogodó, com a presença de vários amigos músicos, como Alexandre Arruda, Zé Barbeiro, Thiago França, Waltinho, Alexandre Moura, Danilo Brito, Bira, Henrique, João Poleto, Ives, Murilo, Chicão, Arismar do Espírito Santo, Gian, Samba, Ricardo Valverde, Johny, Léo do Bandolim, Tati, Thomas, Marcelo, dentre outros.

A melhor emissora do país, a TV Cultura, vai exibir um documentário sobre Pixinguinha sexta, 27/4, às 20 h. O Choro Rasgado participou interpretando 6 músicas, não deixem de ver. E na terça gravamos o programa Sr. Brasil (será reprisado domingo, 29/4, 10 h). Nesse mesmo programa gravei uma música, ao lado dos violonistas Luisinho 7 Cordas e Edson José Alves, com o Zé Renato. Hoje, quinta, às 23h40, será transmitido um documentário de choro gravado no ano passado (a parte 2. A parte 1 foi quinta passada e a parte 3, a última, será na quinta que vem). Tem chorões de SP, Rio, Brasília e Recife.

O Choro Rasgado vai se apresentar, na próxima terça, feriado, 1/5, no Sesc Vila Mariana, ao lado de D. Inah, Arismar do Espírito Santo e Dominguinhos. Uma honra!

Bom, tenho ouvido muitos discos, dentre eles quero comentar sobre o CD da cantora Mariana de Moraes, Se é Pecado Sambar (Lua Discos), que tem um repertório muito bonito. Além da música título, Agora é Cinza, Estrada do Sol e Medo de Amar (do Vinícius, avô de Mariana), que eu já publiquei aqui no blog, destaco algumas músicas que eu amo:

Pra Fugir da Saudade
(Elton Medeiros – Paulinho da Viola)

Saudade
Você fez da minha vida
Uma rua sem saída
Por onde andou minha solidão
E hoje
Quando tudo é esquecimento
Uma flor sobrevive ao tempo
E se desfolha em meu coração
Para aliviar o meu sofrimento

Rompe em silêncio meu canto de felicidade
Dentro de um samba eu desfaço o que ela me fez
Quero abrigar, no entanto
Mais uma flor que renasce
Para fugir da saudade e sorrir outra vez.
___________________________________________
Gravada por Paulinho, Elton Medeiros, Galo Preto, etc.

Deus no Céu, Ela na Terra
(Wílson Batista e Marino Pinto)

Eu sei
Que outra no meu lar
Não vai viver bem
Só ela
Conhece os meus defeitos
E as virtudes também
Por isso já mandei construir
Uma casinha na serra
Pra ela
É Deus no céu e eu na terra

Não existe ninguém perfeito
Quando se tem amizade
Desaparece o defeito
Eu finjo não saber que ela erra
Pra poder dizer:
Deus no céu e ela na terra.
_______________________________
Gravação original de Carlos Galhardo.

Meu Samba, meu Lamento
(Paulo César Pinheiro e Maurício Carrilho)

Vai, vai, meu samba, meu lamento
Diz que o juramento
Que eu fiz pra ela se acabou
Diz que foi um pé de vento
Foi um sentimento que sem dó me carregou
Violento igual rajada
E eu não pude fazer nada
Ele chegou varrendo tudo
Que foi encontrando pelo meu caminho
Eu fui no rodamoinho desse novo amor

Eu nem sei se vou ser feliz
Mas vai, meu samba, diz
Que o vento da paixão mudou meu norte
Vai porque é preciso abrir meu coração
Diz que eu só quero lhe pedir perdão
Que isso é mais forte...
_________________________________________
Dupla campeã! Samba belíssimo.

Ah, sim. E recebi um presente a semana passada do querido Salvador Falcão: a gravação de 40 anos, na voz de Emílio Santiago (linda, linda, linda). Ouvi mil vezes, obrigada.

Boa semana a todos e até breve!