quarta-feira, fevereiro 14

Carnaval 2

Andorinha
(Silvio Caldas)

Andorinha
Teu verão está longe
Longe está o meu amor
Eu canto, eu choro
E a saudade me traz
Andorinha
Bailarina serena
A saudade de alguém que partiu
Como andorinha que fugiu

Bailarina serena que traça no espaço
Uma doce esperança
Esperança brejeira que traz
A saudade primeira
De alguém que partiu
Andorinha feliz
Que o destino não quis
Devo me conformar
Sou andorinha caída
na estrada da vida
Não posso voar.
__________________________
Belíssima marcha de Silvio Caldas gravada originalmente por ele em 1940. Regravada por Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Os Três Moraes, etc.

Menina que Pinta o Sete
(Ataulfo Alves e Roberto Martins)

Pinte o que quiser, menina
Pinte até seu coração
Porém eu lhe peço, menina
Não pintar o sete
Lá no meu coração
(oi, pinte, pinte, pinte)

Menina que pinta o caneco
Na rua
É dessas que vivem no mundo
Da lua
Menina que zomba do sol de Ipanema
Somente pra ficar morena

Menina que tem um andar diferente
Que passa bulindo
Mexendo com a gente
Menina que pinta outras coisinhas mais.
___________________________
Marcha gravada pelo Bando da Lua em 1935.

Madeira que Cupim não Rói
(Capiba)

Madeira do Rosarinho
Vem à cidade sua fama mostrar
E traz com seu pessoal
Seu estandarte tão original
Não vem pra fazer barulho
Vem só dizer e com satisfação
Queiram ou não queiram os juízes
O nosso bloco é de fato campeão
E se aqui estamos, cantando esta canção
Viemos defender a nossa tradição
E dizer bem alto que a injustiça dói
Nós somos madeira de lei
Que cupim não rói.
___________________________
Frevo de bloco lindo de morrer, gravado originalmente pelo Bloco Mocambinho da Folia, em 1962. Outras gravações conhecidas: Antonio Nóbrega, Claudionor Germano, etc.
"Contam que num dos concursos realizados pela prefeitura, o Bloco Batutas de São José (mesmo não estando numa de suas melhores fases) foi escolhido como a melhor agremiação a desfilar na passarela. O concorrente Madeira do Rosarinho se vê injustiçado pela decisão dos juízes. Seus dirigentes, indignados, logo procuraram Capiba e a ele pedem que componha uma marcha de bloco em desagravo." (Revivendo, CD 229)