quarta-feira, dezembro 30

Discos quase novos

Meus poucos mas fiéis leitores... Este deve ser provavelmente o último post do ano. Pois bem, venho aqui comentar sobre novos e velhos discos:

* Daniel Migliavacca - Bandolim - o excelente bandolinista e compositor curitibano lança seu primeiro CD (eu tive a honra de gravar numa faixa, A Ginga do Mané), com vários lindos choros de sua autoria e de Dominguinhos, Jacob do Bandolim, Rogério Souza, Claudio Menandro e Zequinha de Abreu. Um disco muito bonito, com a nata dos chorões curitibanos como Vina Lacerda, Iê do Pandeiro, André Prodóssimo, Julião Boemio, João Egashira, Vinícius Chamorro, Fabiano Silveira, Claudio Menandro, dentre outros. Participam também do CD Rogério Caetano, Toninho Carrasqueira, Pedro Amorim, Rogério Souza, Alessandro Penezzi, Milton de Mori, Ronaldo Saggiorato, Ricardo Herz, dentre outros.

* Girassonhos - Roda de Histórias - Disco infantil lançado pela Pôr do Som/Atração já há sete anos. Com histórias, músicas, vários instrumentistas ótimos e um encarte belíssimo. Adorei esse disco, recomendo.

* Outro bonito lançamento da Pôr do Som/Atração é o disco do homem das cordas Marquinho Mendonça, Tempo Templo. Dono de extremo bom gosto, Marquinho sempre está rodeado dos melhores instrumentistas: Osvaldinho da Cuíca, Dinho Nascimento, Bocato, Edu Ribeiro, Filó Machado, Proveta, Vitor Alcântara, Zé Menezes, dentre outros. Conheçam um pouco de seu trabalho em sua página no MySpace.

* Ana Fridman, Notas de um Sem Tempo - novo CD da pianista com onze músicas de sua autoria, e músicos feras como meu parceiro querido Vitor Lopes (gaita), Sérgio Reze (bateria), Caíto Marcondes (percussão), Marcelo Pretto (voz), etc.

* Ganhei do meu amigo Beto Mendonça um CD do compositor Rabicho, Levando um Samba. Muito legal, grandes músicos presentes: Douglas Alonso, Juliana Amaral, Consuelo de Paula, Edmilson Capelupi, Guinga, Renato Braz, e muitos outros ótimos instrumentistas.

* Um dos lançamentos mais bonitos do ano, Litoral e Interior, do grande compositor e cantor mineiro Sergio Santos.



Sergio é um craque, um tremendo músico. São 13 belas composições, algumas com letra de um dos maiores poetas do Brasil, nosso amado Paulo César Pinheiro. Ouçam algumas na página do Sérgio no MySpace. O disco, lançado pela Biscoito Fino, tem um encarte generoso com fotos maravilhosas. E a participação de feras como Mônica Salmaso, Teco Cardoso, Marcos Suzano, André Mehmari, etc. Impecável.

* Ganhei um disco (pirata, mas não menos maravilhoso) pelo qual estou apaixonada. Trata-se da trilha sonora do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, de Jean-Pierre Jeunet. A música é do Yann Tiersen. Ganhei o filme também, da minha amada amiga Stela Handa. É dos meus prediletos, sem sombra de dúvida. Me vi ali todo o tempo.

* Madrugada é o nome do CD do seresteiro santista Jorge Maciel, dono de uma voz forte e marcante. Gravei com ele o programa do Rolando Boldrim, Sr. Brasil, dá pra ver aqui e aqui. No CD, que tem direção musical do mestre do violão de 7 cordas: Luizinho, tem várias serestas. Jorge colocou letra no choro Minhas Mãos, Meu Cavaquinho, de Waldir Azevedo. E gravou uma das músicas mais lindas do nosso cancioneiro, Obra-Prima, de Lúcio Cardim (já postada aqui num passado remoto) e este clássico, gravado originalmente pela Divina, Elizeth Cardoso, e regravada por Waleska, Maria Bethânia, Ana de Hollanda, Paulo Gracindo:

Meiga Presença
(Paulo Valdez/Octávio de Moraes)

Quem, ao meu lado, esses passos caminhou?
Esse beijo em meu rosto, quem beijou?
A mão que afaga a minha mão
Este sorriso que não vejo
De onde vem?
Quem foi que me voltou?
Vem, de outro tempo bem longe
Que esqueci
A ternura que nunca mereci
Quem foste tu, presença e pranto
Eu nunca fui amada tanto
Estás aqui
Momento antigo
Estás comigo
Se não te importa ser lembrado
Se não te importa ser amado
Amor amigo
Fica ao meu lado
Sempre...

* Outro CD da parceria Pôr do Som/Atração, do grupo A Quatro Vozes, Felicidade Guerreira.

* Um CD mais pop, do músico Moisés Santana, Verso Alegoria. Tem samba, choro, baião, pop, coco, celebridade:


Tem Celebridade

(Moisés Santana)

No princípio era o verbo
Do pó se fez a criatura
O homem foi fazendo feitos
Foi criando, foi pintando
Foi escrevendo, foi cantando
Alguns ficaram célebre
Não eram maioria
Com talento, com malícia
Rita Lee, Bruce Lee
Givenchy, Pitanguy
Mas no meio desse tempo
Alguma coisa se perdeu

pelo que passa na TV
Pelo que mostra a revista
O que diz o colunista
O que escreve o jornal
Pra celebridade ser
Não precisa esforço
Basta uma plástica no rosto
Um personal stylist
Qualquer boato e muita cara-de-pau

Tem celebridade dando em pé
Mas essa fruta vem sem o caroço
Modelos fabricados em série
Escolha tem pra qualquer gosto
Nem Freud explica tanto alvoroço
Pra ficar famoso
Pra ser conhecido
Para ser alguém
Igualzinho a outro alguém.

* Bendita Companhia - Disco de Tatiana Cobbett e Marcoliva, com grandes músicos, vários de Florianópolis.



Neste site é possível baixar o disco inteiro, ver fotos do show de lançamento aqui em SP, as biografias, etc. Tive a honra de participar desse show e também da gravação do programa Ensaio, na TV Cultura, com eles. Adorei.

* Eva Gomyde e Carlos Roberto Oliveira - PIano Duo. Estes dois grandes pianistas e compositores têm um CD lindo gravado pela Maritaca. No site da gravadora dá pra ouvir alguns trechos e ver todos os detalhes, como o repertório, recheado de pérolas deles dois, de Dom Salvador, Gismonti, etc.



Tive a honra de participar de alguns shows do PianoDuo, que delícia. Além de virtuoses, eles são pessoas simplesmente encantadoras. Eles gravaram também um DVD, dá pra ver maiores detalhes no site do Duo. A Eva gravou um CD solo também muito bonito, Plural. No repertório, além de belas composições dela, algumas músicas que eu amo: Melancia (do Rique Pantoja), Onde Está Você (Oscar Castro Neves e Fiorini) e Dunas (Rosas Passos e Fernando de Oliveira), na voz de Cristina Campos, numa gravação antológica:

Mês de março em Salvador
O verão está no fim
Todo o mato está em flor
E eu me sinto num jardim

Quem sair do Abaeté
Rumo às praias do Flamengo
Não de carro mas a pé
Pelas dunas, mato adentro

Há de ver belezas tais
Que mal dá pra descrever
Tem orquídeas, gravatás
Água limpa de beber

Cavalinhas e teiús
Borboletas e besouros
Tem lagartos verdazuis
E raposas cor de ouro

Sem falar nos passarinhos
Centopéias e lacraus
Nas jibóias e nos ninhos
De urubus e bacuraus

Vejo orquídeas cor-de-rosa
Entre flores amarelas
Dançam cores vão-se as horas
Entre manchas de aquarela

Desce a tarde vem na brisa
Um cheirinho de alecrim
Canta um grilo
Sinto a vida
Tudo está dentro de mim

Mês de março em Salvador
O verão está no fim
Todo o mato está em flor
E eu me sinto num jardim.

* Outro disco muito bonito: Dós Rios, do pianista e compositor argentino Andrés Beeuwsaert. Ouçam algumas músicas em sua página no MySpace.

Ele é um dos integrantes do Aca Seca Trio, grupo que vem se descatando cada vez mais na cena musical argentina, brasileira, européia... um grupo incrível que, por sinal, acaba de lançar seu segundo CD. Vejam no MySpace deles (Ouçam Paloma, que música hermosa, e Carcará... ai, amo!).

Bom, pra variar faltam muitos discos e eu não aguento mais digitar. Acho que vou ter que voltar aqui amanhã...