quarta-feira, julho 19

Foi bonita a festa, pá

Tanto Mar
(Chico Buarque)

Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
E inda guardo, renitente
Um velho cravo para mim

Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto do jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar

Canta a primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente
Algum cheirinho de alecrim
__________________________________
Segunda versão, de 1978. A letra original, de 1975, foi vetada pela censura:

Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim

Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar

Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim.
__________________________________________

2 Comments:

Blogger Paulo Eduardo Neves said...

Querida, ficou confuso. A versão original é a de baixo.

Veja que a mudança foi nem tanto por causa da censura. A primeira versão foi censurada sim, mas quando pôde gravar, a Revolução dos Cravos já tinha degringolado, com muito dos defenestrados de volta ao poder. A segunda estrofe mostra bem isto ("Já murcharam tua festa").

Tudo isto mostra como o Chico é fera, com duas letras cantando dois momentos históricos diferentes.

julho 19, 2006 8:56 PM  
Blogger Coisas nossas said...

Querido, foi isso que eu disse, que a letra original é a segunda, de 75. Tudo isso foi pra falar daquela festa que vcs PERDERAM e que durou até às 7h30 da manhã, com direito a café da manhã e tudo
;-)

julho 20, 2006 5:56 PM  

Postar um comentário

<< Home