domingo, abril 13

Pandeiro furado

Samba de João Frazão gravado em 1927 por Augusto Calheiros (conhecido como A Patativa do Norte) e seu grupo Turunas da Mauricéia:

Vamos sambar em Limoeiro
Cada qual com seu pandeiro

Quando eu entro numa troça
Que começa a vadiar
Só deixo de cantar samba
Se o pandeiro se furar

Meninas, vocês são filhas
Do finado Zé Ventura
Não se meta nessas troças
Que seu pandeiro se fura

O seu pai que era um homem
Nunca gostou de sambar
Mas um dia entrou num samba
Até o pandeiro furar

Eu tava dentro dum samba
Quando seu Chico chegou
Pois foi nessa ocasião
Que o pandeiro se furou

O couro do meu pandeiro
É liso que nem veludo
Foi feito de encomenda
E é dum bicho cabeludo

Menina eu bem que dizia
E tu não acreditava
Que não fosse nessa dança
Que seu pandeiro furava.
______________________________________________
Esta e outras músicas na voz de Augusto Calheiros podem ser ouvidas aqui:

Outro samba que adoro e vou postar a letra aqui em homenagem à minha amiga Helena:

Helena
(Augusto Calheiros e Romualdo Miranda)

Ai, Helena
Ai, Helena
Helena, meu bem
Você não vá que eu tenho pena
Helena

Eu tenho um rosário de rezar mistério
Companheiro eu considero que teu mal é fome
Oi, sai-te daqui com a tua língua grega
O que é bom pra tu não chega
Sai do meio dos homens, Helena

É um, é dois, é avestruz, é águia
E o burro carrega carga
O cachorro é ladrão
Lá vem a cabra com o chifre pra trás
Dizendo carneiro vai nessa mansidão
Helena

Cumpadre Maninho te prepara
Para cantar com Zé Sereno
Eu nunca encontrei um cantador
Que eu dele não tirasse todo empenho
Helena

Eu tava em casa deitado no quente
E veio um 'bebo' de aguardente
Veio me incomodar
Bati uma faca pra furar no pancreo
Furei no coração que é lugar mortal
Helena

Eu fiz uma casa com quatro taboca
Veio o filho da Maroca
Veio me incomodar
Sacodi o laço pra pegar na goela
E pegou a Manoela que não me fez mal.